musica MST 1 - Igor Nadai

Projeto leva educação musical e ambiental para crianças em comunidades do MST no Paraná

Com propósito de promover a inclusão produtiva e a ampliação da vivência cidadã, o Programa de Reforma Agrária na Região Norte do Estado do Paraná oferta o Curso de Formação  Inicial e Continuada em Educação Musical, Agroecologia e Educação do Campo na modalidade presencial, é uma iniciativa em parceria do Instituto Federal do Paraná pelo  Campus Londrina, com a Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (Acap) com financiamento pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC). O primeiro projeto executado pela Fundação IFPR está atendendo cerca de 550 alunos nos assentamentos do Movimento Sem Terra  e tem a previsão de duração de 22 meses, até março de 2027. 

Plantio de mudas de alface na Escola Municipal do Campo Egídio Bruneto, em Londrina. Crédito: Isabela Farias
Crianças da escola Herdeiros da Luta de Porecatu no plantio de feijão. Crédito: Isabela Farias

Ao longo dos primeiros meses o projeto vem se desenvolvendo plenamente, com atividades de formação de jovens e crianças, buscando trabalhar pela redução das desigualdades de acessos e oportunidades. Em agosto, entre os dias 06 e 10, educadores e estudantes participaram da Jornada de Agroecologia em Curitiba, com a realização de reuniões com coordenação estadual do setor de educação e coordenadores de escolas que estavam presentes no evento para além da apresentação da Orquestra Camponesa Popular.  

As atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram do Movimento Sem Terra do Paraná (@MST_parana), Jornada de Agroecologia (@jornadadeagroecologia) e da Orquestra Popular Camponesa (@orquestracamponesa). 

Apresentação da orquestra na 22ªJornada de Agroecologia do Paraná, em Curitiba. Crédito: Igor Nadai