IMG_20260203_175321

IFPR e Fundação buscam apoio para projeto de curso popular para Enem e vestibular

A primeira semana de fevereiro começou com trabalho na prospecção de um novo projeto para o desenvolvimento da educação paranaense, Curso Preparatório para Concursos Vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio – Projeto Eureka. No dia 3 de fevereiro, o diretor presidente da fundação, Cícero Albano, acompanhado da diretora científica da instituição, Karine Vieira e dos professores do IFPR, Roberto José Medeiros Júnior, Elton Dias Junior, e do professor Marlus Humberto Geronasso, do Instituto Educacional Eureka, foram recebidos pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT/PR) para discutir a realização da iniciativa que pode atender até quatro mil estudantes no Paraná. 

Com a coordenação do IFPR, o projeto pretende ofertar 2000 vagas de curso preparatório para estudantes secundaristas e todos os demais que se enquadrem para a preparação aos exames vestibulares tradicionais e a prova do Enem no ano de 2026 e mais 2000 vagas para o ano de 2027. As aulas contarão com material audiovisual, material apostilado escrito pelos professores conteudistas, com questões selecionadas, comentadas e resolvidas das áreas do conhecimento integrantes do projeto, em consonância com a coordenação de design instrucional. Também está prevista a realização de aulões pré-Enem e pré-vestibulares na véspera das provas. 

Em agosto de 2025, a deputada Ana Júlia propôs um projeto de lei para instituir a Rede Estadual de Cursinhos Populares do Paraná (CRP-PR) que tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior, com apoio aos cursos pré-vestibulares gratuitos e está alinhada ao CPOP,  a rede de apoio a cursinhos populares no Brasil, regulamentada pelo Governo Federal.