8d9f6b94-7106-482a-8bef-ae56e5465b92

Fundação IFPR agora é afiliada do CONFIES

O ano de 2026 começa com uma ótima notícia para a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná: a partir de agora a instituição faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, Confies. O conselho tem como propósitos, por meio da representação das fundações, fazer a defesa de direitos e prerrogativas comuns às fundações, bem como promover e desenvolver o aprimoramento operacional e institucional das associadas. A filiação foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Executiva no dia 21 de janeiro e deve ser homologada, oficialmente, durante a Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá no 9º Congresso Nacional do CONFIES, que vai ocorrer no segundo semestre de 2026, em uma data a ser definida. 

De acordo com o diretor presidente da Fundação IFPR, Cícero Albano, “a adesão ao CONFIES nos conecta diretamente à rede nacional das principais fundações de apoio do país. Essa integração é um diferencial estratégico, pois permite um constante intercâmbio de experiências, soluções e boas práticas em gestão. Aprendemos com casos reais, acessamos modelos comprovados e fortalecemos nossa capacidade de administrar projetos com máxima eficiência e transparência, absorvendo o conhecimento coletivo de instituições consolidadas.”

Já Patrícia Mokrzycki, diretora administrativa-financeira da fundação, acredita que “com a filiação ao CONFIES, a Fundação IFPR terá a possibilidade de compartilhar experiências com outras fundações e participar de discussões sobre boas práticas de gestão, fortalecendo seu desenvolvimento institucional e a eficiência administrativa, e, acompanhar de perto as ações realizadas pelo CONFIES em prol das fundações.

Para a diretora científica da instituição, Karine Vieira, a “afiliação ao CONFIES é uma chancela e um reconhecimento da relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição no apoio à qualificação da educação profissional e tecnológica no estado do Paraná”.